top of page
mariana filipe.JPG

Mariana Rosa

Violoncelo

ESTUDOU  Universidade do Minho | Universidade de Aveiro | Universidade de Évora

BIO

Iniciou o seu percurso musical, aos 9 anos de idade, no Conservatório de Música de Águeda na classe de violoncelo da professora Daniela Brito. No ano lectivo 2003/2004, mudou-se para o Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, tendo como professor Miguel Matias.

 

Em 2005 ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho onde estudou violoncelo com a professora Gisela Neves. Enquanto aluna integrou regularmente a Orquestra Clássica de Espinho, onde trabalhou com a direcção dos maestros Cesário Costa, Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, entre outros. Enquanto executante na orquestra teve a oportunidade de participar em concertos com alguns solistas, tais como Aldo Salvetti, Teresa da Palma Pereira, Fausto Neves, Elisabete Matos, Maria João e Mário Laginha, Miguel Henriques, Raquel Reis, Romain Garioud, entre outros. Ainda na mesma Escola frequentou o Seminário de Violoncelo com o professor Paulo Gaio Lima e uma masterclass com Romain Garioud.

No ano de 2008, participou num musical de Manoel Oliveira sobre o filme Aniki-Bóbó, organizado pela Casa da Música do Porto sob a direcção artística do violoncelista Ernest Reijseger.

 

No ano lectivo de 2009/10, entrou no Curso de Música da Universidade do Minho, na classe do professor Marco Pereira e do professor Gary Hoffman, tendo, no ano seguinte, transitado para a orientação do professor e violoncelista Pavel Gomziakov.

No ano lectivo 2011/2012, licenciou-se em Música na Universidade do Minho, área vocacional de violoncelo, na classe do professor Pavel Gomziakov.

No ano lectivo 2013/2014, entra no Mestrado em Música da Universidade de Aveiro, variante violoncelo. Em Junho de 2015, concluiu o mestrado, na classe do professor e mestre violoncelista Jaroslav Mikus e também com a orientação da professora doutora Helena Santana. A sua dissertação/projecto de mestrado focou-se na “Aferição, análise e divulgação de repertório para violoncelo solo em Portugal no início do século XXI: criação e performance.”

 

Frequentou com aproveitamento a Escola de Jazz Luiz Villas-Boas – Hot Club de Portugal, no ano letivo 2015/2016, destacando a disciplina de violoncelo jazz.

Atualmente leciona em várias escolas e é mestranda em Ensino de Música, variante de violoncelo, da Universidade de Évora.

bottom of page